domingo, 27 de abril de 2008

Tomara que redução no preço da energia não seja um grande engodo

A espera na redução na tarifa de energia, como anunciado pela ANEEL, leva-nos a ficar de olho na conta. Recebi a conta de abril, que vencerá no dia 08 de maio. E foi uma grande decepção. Espero que não seja o correto e que a redução completa saia na conta de maio para vencer em junho.
Senão vejamos: Em abril paguei 107,21 por um consumo de 141 kwh. Uma conta de quem não gasta muita energia, para uma casa com dois adultos. O valor unitário do kwh foi de 0,687512. Agora a conta nova que cheguou e me decepcinou, tem o consumo idêntico ao do mês anterior (141 kwh) e o valor da mesma é de 102,54. O valor unitário do kwh é de 0,666881.
Pois bem, buscando a calculadora e fazendo as contas, percebemos que a redução foi de 4,4 por cento, bem diferente do anunciado que chegaria a 17 por cento para o consumo residencial.
Desta forma, chegamos a seguinte conclusão:
1 - o deságio não foi aplicado na sua totalidade porque a leitura foi feita, em parte com base no mês de março, e vou ver a diferença total somente na próxima conta;
2 - haveria uma diferenciação de cobrança por categoria beneficiando com a redução total apenas os chamados consumidores de baixa renda, que consomem por exemplo até 60 ou 80 kwh.
Prefiro acreditar na primeira hipótese, aguardando a conta do mês que vem para ver o que realmente será o desconto. Caso a segunda hipótese seja verdadeira, houve uma grande enganação ao povo mineiro com o alarde da redução das contas de energia. Porque a grande maioria não consome menos que 100 kwh.
Visitei site da ANEEL para ver sobre a situação, mas está muito confuso, deixando muita margem de dúvidas.
Assim, é bom que você também comece a comparar a sua conta com a do mês anterior para ver de houve redução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário