sexta-feira, 4 de abril de 2008

Na ânsia de liberar a rua, imprensa promove festival de erros

FOTO CONTUDO
A situação chegou tanto ao extremo, de atraso e falta de respeito com a população, que a simples liberação de uma rua que estava em obras virou manchete em todos os jornais da cidade nesta sexta-feira. A notícia circulou no final da tarde desta quinta-feira.
Entretanto,pela pressa, matérias e manchetes truncadas, ora informando e desinformando ao mesmo tempo, dão o tom da situação. A pressa na divulgação talvez tenha sido motivada pelo temor de uma mudança de planos dos responsáveis, como já ocorrera antes, e a via permanecer fechada.
O Diário acertou na manchete e diz que "Rua Cel Lindolfo Rodrigues da Cunha será reaberta hoje" . No final da matéria ainda fez confusão com o nome da rua.
O Gazeta do Triângulo deu em manchete: "Cruzamento entre Teodolino e Coronel Lindolfo França será liberado hoje". Tanto a manchete quanto a matéria ficaram erradas.
O Contudo, apesar da boa foto, mostrando a pavimentação por inteiro, pecou na manchete: "Liberado o trânsito na Rua Cel. Lindolfo França"; porém acertou o nome da rua na matéria logo abaixo.
Para situar o leitor, a Coronel Lindolfo França é a rua que está dando vazão ao trânsito desde o fechamento da avenida. É a rua do Fórum, da Secretaria de Saúde.
Mas também com tantos coronéis: Cel. Teodolino, Cel., Lindolfo França, Cel. Filadelfo de Lima, Cel. Lindolfo Rodrigues da Cunha, a confusão aparece...

2 comentários:

  1. E DEPOIS A IRRITAÇÃO COM AS OBRAS NÃO COMEÇOU COM A IMPRENSA...
    O que se conclui que a pressa por matérias faz incorrer em manchetes sem embasamento, por não terem buscado as informações na fonte, mas sim em mentes virtuais. Errar é humano, mas uma imprensa que vive o cotidiano da cidade e busca a informação coerente, imparcial e verdadeira, deveria ao menos tomar conhecimento do fato, ouvir todos os lados, antes de publicar suas matérias.
    Por isso que é necessário ter em todas as áreas do conhecimento, profissionais habilitados, com conhecimento técnico e prático. Chega de amadorismo!!!
    E viva a liberdade de "imprensa".
    E viva a liberdade de expressão.

    ResponderExcluir
  2. Caso você tem interesse de replicar meu comentário pelos microfones do rádio, solicito que o faça pelo blog mesmo, pois é o veículo que eu tenho para manter o debate e o diálogo e, é o meio democrático e de igual peso para ambos.
    Muita paz!

    ResponderExcluir