quinta-feira, 3 de abril de 2008

Homenagem a José Serra vira polêmica em Minas

Os deputados estaduais puseram o governador Aécio Neves (PSDB) em uma verdadeira saia-justa. No último mês, a Assembléia Legislativa encaminhou ofício ao Executivo fazendo um apelo ao tucano mineiro para conceder ao governador de São Paulo, José Serra, o título de cidadão honorário do estado pelos “relevantes serviços prestados ao país”. O requerimento para homenagear o colega de partido, que disputa com Aécio uma indicação da legenda para ser o candidato tucano à Presidência em 2010, foi do deputado Sávio Souza Cruz (PMDB). A matéria foi aprovada por unanimidade na Comissão de Administração Pública e não houve recurso de nenhum integrante da base para colocar o texto em votação no plenário.
Na prática, o governador não é obrigado a conceder o título nem precisa fazê-lo de imediato, mas até integrantes da oposição consideram que o apelo criará um constrangimento. O requerimento foi aprovado na mesma época em que aliados de Aécio lançaram um núcleo informal de apoio à sua candidatura à Presidência em 2010. Apesar disso, integrantes da base não se mobilizaram para impedir o seguimento do documento. Seria necessário recurso assinado por um décimo dos membros da Casa.
Para o deputado Alencar da Silveira Júnior (PDT), o requerimento de Sávio foi uma “picuinha política”. Na visão do parlamentar, José Serra não prestou nenhum serviço relevante para Minas Gerais. “Entendo que o Sávio está na contramão da história. O estado tem hoje um pré-candidato à Presidência da República, que é o governador. Essa indicação é uma falta de compromisso com o estado. Se ele quer aparecer, poderia fazer isso de outra forma.” O parlamentar lembrou, ainda, que Sávio Souza Cruz era um dos críticos de Serra, quando este foi ministro da Saúde, no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
O deputado André Quintão (PT), que participou da reunião que aprovou o requerimento do peemedebista, também não concorda com a indicação. “No dia, eu procurei integrantes da base, preocupado com um possível constrangimento ao governador, mas a reação deles foi de aprovar alegando que estariam valorizando um quadro do PSDB”, conta. Para o petista, existem pessoas “mais ilustres” que mereceriam o título de cidadão honorário e o fato de Aécio e Serra serem dois presidenciáveis também deveria ter sido levado em consideração. “Independentemente da questão partidária, acho importante fortalecer uma liderança mineira. Teremos um candidato à Presidência em 2010, que será do PT, mas entendo que, dentro do PSDB, o governador Aécio Neves seria uma candidatura muito mais universal que a de José Serra”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário