quarta-feira, 9 de abril de 2008

O queijo é mussarela ou muçarela?

Aprendendo a cada dia
Qual é a forma correta de grafia: mussarela ou muçarela?
O assunto veio a tona no ano passado numa reportagem do Jornal de Uberaba, que fez uma matéria sobre a apreensão de queijo na região e deu nome ao produto de queijo muçarela. Muitos questionamentos foram feitos, mas o jornal entendeu estar correto com base em consulta aos principais dicionários de língua portuguesa.
Pois bem, a polêmica voltou depois da publicação de uma matéria na VEJA. A Revista de circulação nacional grafou também com ç e recebeu pelo menos 30 cartas contestando.
A Revista trouxe esta semana uma matéria sobre o assunto, com ampla pesquisa e diz que nenhum dos grandes dicionários brasileiros admite a forma "mussarela" com os dois esses, apesar de ser de longe a mais usada popularmente
A revista cita ainda o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras. Trata-se de uma espécie de dicionário, que lista as palavras reconhecidas oficialmente como pertencentes à língua portuguesa, bem como lhes fornece a grafia oficial, sem necessariamente apresentar o significado.
O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa apresenta como formas corretas: mozarela, muçarela e muzarela.

2 comentários:

  1. acabei de ver uma propaganda de um supermercado famoso e fiquei curioso. Agradeço a explicação clara com base em fontes de confiança.

    ResponderExcluir
  2. Tbm vi isso em uma rede de supermercado grande e achei errado...

    ResponderExcluir