sexta-feira, 25 de abril de 2008

SAE é referência para municípios

A Superintendência de Água e Esgoto de Araguari (SAE), classificada pela revista Saneamento Ambiental como uma das maiores empresas de saneamento do país, é modelo regional de gestão e de prestação de serviços, servindo de referência para prefeituras que pretendem municipalizar ou aumentar a eficiência do serviço prestado em seus respectivos municípios, entre eles, Tupaciguara, Catalão (GO) e Morrinhos (GO), este localizado há aproximadamente 180 quilômetros de Araguari.
Hoje (24), uma comissão de vereadores da cidade de Morrinhos (GO), estive em Araguari para conhecer de perto o sistema operacional e administrativo da autarquia, com vistas a utilizar o modelo bem sucedido da cidade para implantar o sistema municipal de água e esgoto, que atualmente é gerido pela companhia estadual de abastecimento de Goiás, Saneago.
A municipalização do sistema de abastecimento de água e captação de esgoto está sendo discutido na Câmara Municipal, sob a coordenação da “Comissão de Municipalização ou não do Sistema de Abastecimento de Água de Morrinhos”, que além de conhecer os departamentos de alguns municípios, vai promover audiências públicas para colher a opinião da população sobre a proposta, conforme explicou o presidente da comissão, vereador Rui Leite, que estava acompanhado dos vereadores Cleyton Martins Souza (relator), e Fausto de Oliveira (membro).
“Nosso convênio com a Saneago vence agora e formamos uma comissão para estudar a viabilidade da municipalização. Nosso entendimento é que o município deve assumir os serviços de água e esgoto, de forma que ele seja auto-sustentável, com é o caso de Araguari, e com isso, praticar tarifas justas e dar agilidade na implementação de projetos e manutenção de serviços de água e esgoto”, comentou o vereador. Para ele, o modelo de gestão da companhia estadual torna demoradas as ações de melhorias e investimentos como ampliação da rede de abastecimento de água e de coleta de esgoto, fatores que deixam o serviço muito aquém da qualidade exigida pela população.
Os vereadores elogiaram o modelo de gestão e a estrutura que viram. Na próxima semana outra comissão deve retornar à cidade para aprofundar os

Nenhum comentário:

Postar um comentário