quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

AGRADECIMENTO - e-mail da Ana Keila



Foto: A Ana Keila é a do meio, durante uma das calouradas da Unipac
“Mudaram as estações e nada mudou, mas eu sei que alguma coisa aconteceu... está tudo assim tão diferente... se lembra quando a gente chegou um dia a acreditar que tudo era pra sempre sem saber que o pra sempre... sempre acaba... Mas nada vai conseguir mudar o que ficou...”
Renato Russo

Primeiro dia de aula. Último período. Chego à Universidade. Entro. As sensações são diferentes de todas aquelas vividas nos últimos três anos. Paro, observo tudo a minha volta: os calouros, os veteranos, professores, funcionários, amigos... o prédio... pintura nova... novas salas... as emoções se tornam um misto de felicidade por estar ali, diante de coisas e pessoas tão queridas e de tristeza por tudo estar chegando ao fim. O nó na garganta surge acompanhado do frio na barriga... Mais uma etapa da vida está prestes a se encerrar...
Foram três anos e meio de um caso de amor entre mim, a UNIPAC e o curso de Publicidade. Sem nenhum exagero, essa é a expressão perfeita: “um caso de amor”. Certa vez procurei definir em uma palavra o que a UNIPAC significava em minha vida e não encontrei, talvez por sua imensurável importância. A UNIPAC me proporcionou os melhores anos da minha vida até hoje. Durante esse tempo pude participar de uma instituição de ensino séria, moderna, voltada para a educação e a cultura, flexível, responsável socialmente, que nos trata como gente, alunos, cidadãos e nos prepara para isso. Todas as pessoas envolvidas com a universidade refletem seu perfil. São pessoas maravilhosas, humanas, solidárias, sempre prontas a nos proporcionar o melhor possível com um diferencial indispensável: o calor humano. Desde a telefonista, passando pelos serviçais e porteiros até a direção e a superintendência, foi isso que sempre encontrei.
Quanto ao curso... sem palavras! Foi onde entendi porque sempre ouvi que todas as pessoas deveriam fazer faculdade. Nossa cabeça muda completamente. A visão de mundo é outra... muito mais ampla, mais consciente. Novos valores surgiram e os antigos foram consolidados.
Aprendi muito. Não só a ser uma profissional, mas, acima de tudo, a ser uma pessoa melhor. Isso graças, primeiro, aos meus colegas de sala. Sempre disseram que minha turma era difícil e eu sempre concordei. Isso ocorreu porque somos pessoas de fortes personalidades. Cada um de um jeito. Cada um com seu ideal. Todos muito diferentes. Alguns parecidos, mas cada um com sua essência. Tudo se encaixando perfeitamente no perfil de um aluno de Comunicação, que tem seu ego e sua vaidade aguçados demais e a competição circulando nas veias. Talvez este fato tenha gerado tantos desentendimentos, tantos transtornos e tantos momentos desagradáveis. Mas de tudo se tira proveito. E eu consegui não me abalar com nada. Sinto-me orgulhosa por isso. Sinto-me mais orgulhosa ainda pelas amizades que construí. São pessoas que levarei pra sempre dentro do meu coração, com as quais vivi momentos intensos... de muitas e muitas risadas juntos, de muito trabalho, aprendizagem, de muita emoção também... cumplicidade, companheirismo e respeito acima de tudo. Passa um filme de todos os momentos em minha mente... e tenho certeza que vai passar na mente de cada um também.
Finalmente aprendi muito – e isso é inquestionável – com meus professores. Todos, sem exceção, foram meus mestres, meus amigos, minhas referências na Publicidade e na vida. O valor de um professor é imenso quando ele transmite o que sabe de modo estimulante e consciente, reconhecendo que o que se estabelece entre mestres e seus aprendizes é, antes de tudo, uma relação de troca, porque ensinar também é, antes de tudo, aprender. O valor do professor está em formar, muito mais do que informar e sua importância aparece quando ele arrisca fazer com que seus alunos se conscientizem do que os rodeia, quando os instiga e os leva à dúvida, à inquietação, à contestação, ao questionamento. Todos eles sempre fizeram do educar um ato de cumplicidade, de troca... Serei grata por toda a minha vida!
Foram três anos de muita luta, garra e determinação. Passei por muitas aprovações e às vezes nem acredito que cheguei aqui. Mas cheguei! É fato! É um mérito meu! VITÓRIA!
Falta pouco, mas ainda não acabou. Temos mais quatro meses pela frente de Projeto Experimental. Muitas emoções, sensações e medos começam a surgir. A emoção da despedida, a sensação de missão cumprida e o medo do futuro, das decisões a serem tomadas.
Uma etapa chega ao final e não volta mais. Mas sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final. Infelizmente, se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver. Ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem conosco. O que passou não voltará, mas ficará eternamente dentro de nossas mentes e de nossos corações.
Estou saindo da universidade como uma profissional habilitada a executar com competência, ética e responsabilidade todas as funções de uma Publicitária. Saio ainda como uma pessoa melhor, mais madura e centrada, realizada, orgulhosa e, acima de tudo, muito feliz e com a certeza de que muita coisa boa está por vir e que tudo está apenas começando...

Obrigada UNIPAC!

Ana Keila Ferreira Rocha
Acadêmica do 7º Período de Publicidade e Propaganda
UNIPAC Campus Araguari
Editora e Diagramadora do Informativo UNIPAC e do Jornal Contudo

Um comentário:

  1. show de bola Ana Keila, te desejo todo sucesso, vc eh uma grande profissional! e oq está por vir será de grande valor pra vc!! e torço tb por mim e todos os alunos da Unipac e principalmente meus colegas Comunicadores! forte abraço a todos!

    ResponderExcluir