sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Coluna Salada Mista Jornal Contudo 08.02

Salada Mista



Limírio Martins
limirio_martins@yahoo.com.br

Casas Bahia está ampliando e remodelando sua loja em Araguari. Veio para ficar, com um atendimento muito bom. A rede bateu recorde de faturamento em todo Brasil no ano de 2007, chegando a 13 bilhões de reais. Isso representa R$24.000,00 por minuto.

O serviço tapa-buracos já não atende mais as necessidades de tráfego nas principais vias da cidade. Desta forma, é preciso haver um trabalho político em busca de recursos para o recapeamento asfáltico das vias avariadas. Principalmente as avenidas Mato Grosso e Belchior de Godoy, que ligam a Br-050 à MG 223, com trânsito pesado.

“Alô Brasil, o nosso povo quer mais educação pra ser feliz! Com união, vencer a corrupção. Passar a limpo este país”. Este é o trecho do samba-enredo da Escola VaiVai, campeã do carnaval em São Paulo , intitulado Acorda Brasil. O enredo trata da educação brasileira, sendo um dos caminhos para melhorar a vida deste país. Enredo criativo, ousado e instrutivo, que merece o nosso aplauso.

Por falar em carnaval a Escola de Samba Unidos do Paraíso levou para a avenida uma homenagem à imprensa araguarina. Muito oportuna a lembrança, inclusive fazendo homenagem a várias personalidades que participaram ativamente da nossa imprensa. Faltou um entrosamento maior entre a escola e os membros da imprensa para que a apresentação ficasse ainda mais incrementada, talvez com o desfile de um bloco da imprensa atual.

Um dos pilotos da aeronáutica que atende ao Presidente Lula ganha R$52 mil mensais, entre salários e diárias em 2007. Um verdadeiro escândalo, pois é sabido que o salário do Presidente fica em torno de 15 mil. O felizardo é Daniel Simões Veiga, cujos ganhos foram publicados no portal Transparência e republicados pelo nosso amigo Aloísio Nunes.

A farra dos cartões corporativos no Governo Federal continua. Mesmo com escândalos pipocando a todo o momento, a Ministra Dilma Roussef, do Lula, disse que ainda é a melhor forma de controlar os gastos dos servidores dos principais escalões da área federal. São aproximadamente 13 mil servidores com este cartão na mão, gastando o nosso dinheiro como bem entende: um verdadeiro cheque em branco. Agora, Lula quer que tais gastos sejam secretos, pois segundo seus assessores, a divulgação principalmente envolvendo seus seguranças, está colocando em risco a segurança do Presidente. Parece que querem mesmo é rir na nossa cara. O que teria a ver compra de material de construção por um agente com serviço de segurança?

OAB quer investigar uso de cartão corporativo nos estados.Após os escândalos resultantes do uso irregular dos cartões corporativos pelo Governo Federal, a Ordem dos Advogados do Brasil está solicitando aos responsáveis pelas 27 seccionais da entidade que investiguem se também nos Estados esses cartões estão sendo usados de forma descontrolada e abusiva. A solicitação para o início dessa averiguação será feita nesta sexta-feira (8), aos dirigentes das seccionais, pelo presidente da instituição, Cezar Britto.

Passadas as festas de carnaval, o clima na política começa a esquentar. Os grupos que disputarão as eleições 2008 começam a se desenhar no cenário local. O empresário Marcos Coelho disse que só aceita disputar se for para prefeito, não quer conversa para ser vice. Justino Carvalho também está apostando na sua votação de deputado federal e se credencia como prefeitável. Mãe Preta também tem cadeira cativa nessa disputa e vai para a cabeça. Na situação, Marclos Fernandes é apontado como o nome apoiado pelo Palácio para ser o candidato. Também correm por fora: Alfredo Pastori, Juberson, Mary Simone, Artur da Pilar. Um xadrez que vai se formando aos poucos até as convenções em junho. Muita água vai rolar.

Um abraço ao nosso amigo Gibão da Irrigaterra, leitor assíduo de nossa coluna.

Dias atrás, no trevo da BR-050, próximo as “mangueiras”, uma carreta transportando armações de cimento e ferro para as obras de reparo do canal do córrego Brejo Alegre em Araguari, ao tentar contornar o trevo, despejou várias peças de dezenas de toneladas por sobre a pista de rolamento e o trevo.
O Transito ficou parcialmente interrompido e, com auxilio de maquinas pesadas, desobstruíram o local , e guincharam a carreta , deixando para trás as peças quebradas (aduelas ) que são verdadeiras muralhas de cimento e aço “ornamentando” o local , sem que providências fossem tomadas por quem quer que seja (Policia Rodoviária Federal , Empreiteira Abril ou Transportadora) para a retirada daquele perigoso entulho.
Não é raro acidentes naquele local, onde veículos, em especial os de porte pequeno, volta e meia, passam literalmente por cima do trevo, ás vezes encapotando e noutras amassado as rodas e monobloco, devido á má sinalização do local onde, em noventa por cento dos casos, os motoristas são pegos de surpresa. Aliás, o próprio trevo é uma verdadeira armadilha, só que dificilmente faz vitima fatal. Agora, com este complemento perigoso, vitimas fatais, lamentavelmente poderão acontecer, ficando no ar a pergunta: - Responsabilidade de quem ? Ou vamos aguardar a justiça descobrir, quando das proposituras de ações indenizatórias.
Por último, fica registrado que o Código Nacional de Trânsito proíbe e pune que usuários de estradas de rodagem, joguem lixo ou até uma inocente folha de papel pela janela dos veículos, restando destarte a pergunta: e o entulho, será que pode? Com certeza alguém infringiu o Código Nacional de Trânsito sem nenhuma punição, até sua retirada, o que é um verdadeiro absurdo, não só pelo descaso, mas também por ser criminoso.

Verdadeiro crime contra o Planeta os desmates e as queimadas na Amazônia. O Governo deveria confiscar os bens de quem promove esta agressão à natureza e obrigar os mesmos a promoverem reflorestamentos das áreas destruídas. Esse processo avassalador de desmates tem que ser contido, custe o custar. Ou aquela área, que é considerada o pulmão do mundo, em um futuro próximo, poderá transformar-se em verdadeiro deserto




Voltar

Um comentário:

  1. Participe e divulgue o Grupo de Discussão sobre Planejamento Urbano de Araguari, acesse o link abaixo ou copie-o no seu browse:

    http://groups.google.com/group/planejamento-urbano-de-araguari

    A participação de todos fará com que o poder público saiba o que o povo pensa sobre o planejamento da cidade.

    Visite também o Blog oficial do Departamento de Planejamento Urbano através do endereço:

    http://www.dpurbaraguari.blogspot.com/


    Este é um canal aberto a particpação da população.

    Obrigado.
    Equipe DPURB.

    ResponderExcluir