sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Termina neste fim de semana o horário de verão

Megaminas.com

A 37ª edição do horário de verão vigorou por 122 dias e termina à meia-noite deste sábado (16). Os relógios deverão ser atrasados em uma hora nas regiões sul, sudeste e centro-oeste.

O horário de verão é uma medida implantada com o objetivo de reduzir o consumo de energia e diminuir a demanda no horário de pico do consumo, através do melhor aproveitamento da luz solar.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), a previsão para esta edição é de redução entre 4% a 5% na demanda no horário de pico, o que representa cerca de 2 mil mw.

Nas regiões sudeste e centro-oeste, a previsão é de redução na demanda da ordem de 1.745 mw, que equivale ao dobro da carga de consumo de pico de Brasília. Já na região sul, a redução deverá ser da ordem de 522 mw, equivalente ao triplo da carga de pico da cidade de Florianópolis.

Nesta edição, além do Distrito Federal, a medida abrangeu os mesmos estados dos últimos dois anos: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Essa abrangência é explicada pelo fato de nesses estados ser possível um aproveitamento mais eficiente da luz solar nessa época do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário