segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

INCOR É CAMPEÃO EM TRANSPLANTES DE CORAÇÃO E DE PULMÃO

O Incor – Instituto do Coração do Hospital das Clínicas, é o maior centro transplantador de coração e de pulmão do Estado de São Paulo, com 18 cirurgias de coração e 16 de pulmão, realizadas em 2007. Nesta terça-feira (26), às 11h, o presidente do Conselho Diretor do Incor, Prof. Dr. Noedir Stolf, receberá o prêmio Destaque Transplantes e Captação de Órgãos 2008, em solenidade na Secretaria de Estado da Saúde - que instituiu a premiação como forma de reconhecer hospitais, equipes médicas e organizações de procura de órgãos que obtiveram melhor desempenho na viabilização de transplantes de órgãos e tecidos em 2007.
O resultado do Incor em transplantes se deve ao empenho de cardiologistas, cirurgiões e uma ampla equipe multiprofissional que envolve diretamente mais de 50 profissionais. A atuação desse grupo vai desde o momento em que o paciente é indicado para o transplante, passando pela manutenção da vida até a operação, a cirurgia, a recuperação pós-operatória e o acompanhamento clínico contínuo do transplantado por toda a vida. A infra-estrutura hospitalar requer centro cirúrgico, unidades de terapia intensiva e enfermarias de alta complexidade.
Em 31 anos de existência, o hospital somou mais de 400 transplantes de coração realizados em adultos e crianças. Entre 2000 (quando o programa de transplante de pulmão do Incor foi reativado) e 2008, foram feitos 73 transplantes de pulmão em adultos, mais de 50 deles bilaterais, ou seja, de dois pulmões ao mesmo tempo.
Os cardiologistas e cirurgiões do Incor foram pioneiros no transplante de coração no Brasil. Em 1968, a equipe do Prof. Euryclides de Jesus Zerbini, um dos fundadores do Incor, realizou o primeiro transplante cardíaco do país e segundo do mundo.
O Incor foi pioneiro também no desenvolvimento do primeiro coração artificial do Brasil, em 1993, que é utilizado até hoje em pacientes do Instituto para mantê-los em condições de vida até que surja o órgão para transplante. Nos próximos anos, o hospital deverá lançar o primeiro coração artificial infantil.
A força dos números e das realizações que colocaram o Incor como o campeão dos transplantes de coração e de pulmão em 2007, em São Paulo, e como um dos principais centros transplantadores na América Latina, guarda estórias marcadas pela dedicação e até mesmo heroísmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário