domingo, 17 de fevereiro de 2008

Artistas querem voltar aos showmícios

UAI
Os produtores culturais e músicos mineiros vão liderar uma campanha nacional pela volta dos showmícios nas eleições. O objetivo é pressionar os parlamentares a votar o Projeto de Lei 517/07, do deputado e músico Frank Aguiar (PTB-SP), que acaba com a proibição dos grandes shows em comícios políticos. O projeto está parado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) desde abril, apensado a outros projetos que também tratam de propaganda eleitoral. Em 2006, os deputados rejeitaram uma emenda da bancada do PMDB que propunha a volta desse tipo de evento em campanhas eleitorais.

O coordenador nacional da campanha é o produtor cultural mineiro Sávio Aleixo, que já trabalhou nas campanhas eleitorais do governador Aécio Neves (PSDB) e do senador Eduardo Azeredo (PSDB). Segundo ele, em março, músicos e produtores culturais de todo o Brasil vão se reunir em Belo Horizonte para traçar as estratégias da campanha, que será nacional e deverá ocorrer simultaneamente em todos os estados. Os showmícios foram proibidos a partir das eleições de 2002, por uma iniciativa do então senador Jorge Bornhausen (DEM-SC). O objetivo era reduzir os gastos nas campanhas.

O deputado Frank Aguiar disse que seu projeto está parado por falta de interesse dos deputados. “Além disso, tem muita coisa na pauta esperando na fila para votação.” Ele não acredita na revogação da proibição a tempo das eleições deste ano, mas, segundo ele, essa discussão tem de ser feita antes de 2010. “Muitos colegas de Câmara dizem que estou legislando em causa própria, mas sou músico e tenho de defender minha classe.” Segundo ele, a forma mais eficaz de fazer campanha no interior continua sendo por meio de showmícios, em que o “candidato reúne a população na praça para passar sua mensagem antes ou depois de algum show”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário