terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Foguete brasileiro levará tilápias ao espaço

Da BBC Brasil
Um foguete brasileiro será lançado ao espaço nesta terça-feira (12) na Suécia levando 72 peixes para um experimento que pode ajudar a esclarecer porque algumas pessoas ficam enjoadas em carros, barcos e outros meios de transporte.

O foguete VSB-30 será lançado no Centro Espacial de Esrange, no norte do país europeu, em uma missão que é parte do Projeto Texus, conduzido por cientistas alemães com financiamento da ESA (Agência Espacial Européia).

As 72 tilápias (Oreochromis mossambicus) vão ser catapultadas a uma altura de 260 km a 270 km. Durante aproximadamente seis minutos, o foguete ficara em ambiente de microgravidade, a fim de possibilitar o experimento.

Com os testes eles vão investigar as causas da chamada doença do movimento ou cinetose, caracterizada por sintomas como tontura, enjôo e náusea.

"Basicamente, os peixes vão ficar 'mareados' até conseguirem se adaptar às condições de microgravidade", disse à "BBC Brasil" a porta-voz da base de Esrange, Johanna Bergström-Roos.

Em círculos
Esta será a sexta missão do foguete brasileiro VSB-30 desde o lançamento inaugural na base de Alcântara (MA), em 2004.

Na Suécia, será o quarto vôo do foguete, desenvolvido por meio de uma parceria entre o IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço), de São José dos Campos (SP), e a Agência Espacial Alemã.

A escolha dos peixes como cobaias, segundo os cientistas, deve-se ao fato de que eles também podem ficar enjoados - embora nem todas as espécies sofram do problema. Peixes com cinetose, dizem eles, nadam em círculos contínuos.

"E escolhemos tilápias porque são peixes incrivelmente resistentes e fortes", explicou à "BBC Brasil" o cientista alemão Ralf Anken, que realiza os últimos preparativos para a missão na base de Esrange.

Outra razão, disse Anken, é que os peixes são animais vertebrados, com estruturas de ouvido interno semelhantes às de mamíferos --o que, segundo o cientista, permitirá aplicar as conclusões do experimento aos estudos com humanos.

A causa da cinetose não é conhecida. Acredita-se que o enjôo seja resultado de informações desencontradas, que confundem o cérebro quando se anda de barco, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário