sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

O bolo de um ano da queda da Avenida

foto: Jornal Contudo
Falamos ontem no nosso programa Salada Mista da Rádio Araguari sobre o manifesto feito por empresários no aniversário da queda do buraco do córrego. Logicamente todos sabem que tal manifesto foi contra os políticos que estão no poder, sobretudo o prefeito atual. Nossa opinião foi de que a obra está bem avançada e que o manifesto foi inoportuno. Temos que concordar com o Prefeito Marcos Alvim. Muitos políticos e politiqueiros, sobretudo de oposição, lá foram para o flash das câmeras, em busca de palanque.
Um desses políticos, ex-prefeito Miguel Domingos Oliveira, que lá esteve, foi corajoso ao participar de tal manifesto, pois ainda não deu explicações plausíveis sobre como fora feita a obra. Foi exatamente ele que construiu quando prefeito o trecho que desabou. E como todos viram, o material utilizado na canalização simplesmente apodreceu. Não há como negar que houve negligência e erro no projeto. Não sabemos se foi de quem contratou o serviço (o prefeito da época), de quem executou (o Batalhão) ou da empresa que forneceu os tubos de armco. O certo é que tivemos uma obra malfeita e deu no que deu. E o pior de tudo: são milhões de reais, dinheiro do povo, solapados pela terra e pela chuva.
Os comerciantes tem toda razão de reclamar, pois estão sendo muito prejudicados. Entretanto, Araguari pode por as mãos para o céu, pois conseguiu uma obra cara, com recursos totalmente do estado, em curto espaço, se levarmos em conta a morosidade que todos sabem, existe no serviço público. Em um ano já conseguimos os recursos e a obra pasou da metade.
O que tem falhado neste processo de reconstrução da avenida, na nossa opinião, é extamente a construtora Abril. Deixou de aproveitar o tempo seco em outubro e novembro para agilizar a construção, pois foram dois meses no banho-maria. Se tivessem trabalhado certo a obra já estaria pronta.
Tem prejudicado a cidade, o trânsito, os comerciantes, pois não libera o trecho pronto, pelo menos as ruas do cemitério e do Capitão Bacalhau, para travessia. A empresa simplesmente ignora tais pontos e ainda não veio a público explicar porque não conseguiu entregar a obra em tempo hábil, cujo prazo contratual venceu no dia 05 de janeiro.
Por outro lado, acho que a data marcada para inaugurar a obra (22 de fevereiro) qualquer leigo sabia que não seria possível, foi mais uma jogada política do próprio Palácio local para evitar o manifesto do empresários. Como o manifesto acabou acontecendo, poucas horas depois já correu a notícia de que a visita do governador foi adiada.

Um comentário:

  1. Infelizmente esse jogo da política é uma "x#@%y&w@"!!! Nós que acreditamos em Araguari, investimos aqui, acordamos cedo diarimente para ganhar honestamente sempre tomamos cacetadas na cabeça. O ato promovido ontem foi uma forma de desabafo público para mostrar a insastifação com o descaso da classe dos comerciantes, não só da área afetadada pelo desabamento como também daqueles que estão fora do centro da cidade onde suas lojas estão atoladas em buracos. ALGUÉM PODE SALVAR ARAGUARI?

    ResponderExcluir