quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Análise do carnaval de Araguari

Araguari continua errando muito no seu carnaval, apesar das tentativas do poder público municipal em fazer crescer esta festa no Município. Um dos grandes erros, na minha opinião, é realizar o desfile das escolas de samba na terça-feira.
No programa de rádio o Salada Mista já tive a oportunidade do comentar o assunto, mas ninguém abalizado nos respondeu. Por que será que em Araguari o desfile das escolas de samba é realizado na terça-feira de carnaval? Ou melhor: na quarta-feira de cinzas, pois os desfiles começam quase meia-noite. Num flagrante desrespeito ao cidadão trabalhador, que precisa trabalhar na quarta-feira bem cedo. Bom mesmo só para funcionário público que pode entrar ao meio-dia.
Em São Paulo o desfile foi na sexta e no sábado; já saiu até o resultado. No Rio, no domingo e na segunda; em Uberlândia, no domingo, o resultado saiu na segunda; em Tupaciguara e Monte Carmelo o desfile também foi no domingo, apenas para ilustrar alguns exemplos.
Bem, agora vamos para as possibilidades para esta data estipulada pela FAEC:
1 – Autoridades municipais estariam viajando durante o carnaval e só retornariam a cidade na terça-feira a tarde;
2 - os membros das escolas de samba de Araguari estariam desfilando em outras cidades no sábado, domingo e segunda;
3 - as escolas de samba pediram para atrasar o dia do desfile para poder terminar os preparativos;
4 - a avenida não foi arrumada a tempo, pois só na segunda de carnaval estavam colocando luminárias;
5 - o atraso na liberação de recursos pelo poder público, obriga as escolas a arrumar suas fantasias na véspera;
6 - a FAEC estaria evitando os desfiles da televisão para não concorrer com o carnaval local;
7 – os shows de bandas desconhecidas no parque de exposições seriam mais importantes que as escolas de samba.
São algumas das hipóteses, mesmo algumas sendo consideradas malucas, não devem ser desconsideradas.
Gosto muito de carnaval e acredito que o brasileiro e araguarino, em sua maioria, também. Assim, deveria haver mais respeito por parte da organização para com o povo, que evidentemente, é o verdadeiro motivo da festa. Araguari precisa acabar com o amadorismo do carnaval e começar a encarar as coisas com mais seriedade. A começar pela liberação de recursos mais cedo, estipular uma data condizente para o desfile, contratar bandas melhores, preparação antecipada das escolas.
Acredito que o desfile das escolas é o que atrai a atenção da população. Basta ver que mesmo fora de hora e em dia não apropriado, a avenida lota. Então, porque não colocá-lo no sábado ou no domingo, aproveitando esta força para divulgar o próprio carnaval, os shows que virão, a organização do parque, segurança, deixando cidadão à vontade.
No entanto, a realidade é outra, e preferem fazer tudo ao contrário. Alguém já dizia que Araguari é a cidade dos contrários e começo acreditar nisso. Enquanto todo Brasil brinca o carnaval nós descansamos; e no final quando o Brasil está parando para descansar e retomar a vida, nós vamos para a avenida do samba. No Rio o resultado sai hoje, quarta-feira, mas em Araguari só na quinta...... E vai por aí.

Pica-Pau

Uma das boas opções de clubes, em termos de carnaval é o Pica-Pau. Criou-se o carnaval diurno ao ar livre e deu certo. Cada diretoria tem seu estilo de trabalhar. A atual preferiu ousar, talvez atingindo até a surrealidade. Sou sócio e posso emitir opinião.
Mesmo com a precariedade de chuvas em novembro, dezembro e janeiro, os diretores não imaginaram que fevereiro poderia vir a tromba dágua. Os lunáticos investiram muito e contrataram nada mais, nada menos que 8, OITO... É isso oito bandas para animar o carnaval do clube. Cachés nada baratos, despesas altas com alimentação para tanta gente. A chuva veio e atrapalhou. Nem os ingressos a 40 paus para os não sócios e a cerveja mais cara que na praia, como me disse alguém lá no clube, ajudarão a tapar o buraco.
Não vimos por aqui nada igual em clubes e nem o prefeito mais louco das cidades carnavalescas faz tamanha asneira.
É preciso colocar os pés no chão moçada, porque o dinheiro do clube não é de vocês, mas também não é capim.

Wilson José Prado

2 comentários:

  1. senhor Wilson Prado concordo com suas críticas. o carnaval de araguari precisa ser mais bem organizado. e que história é essa de autoridade municipal viajar durante o carnaval? cade o compromisso desse povo com a cidade que tá cheia de buraco e suja com mato pra todo lado? só vi trabalhando durante o carnaval a presidente da FAEC e o secretário de saúde e as suas equipes.

    ResponderExcluir
  2. Wilson Prado,

    Acredito que desfile de escola de samba é para agremiação profissional como é o caso de cidades como São Paulo e Rio de Janeiro que investem em tecnologia e fazem um espetáculo.
    Cidades menores e sem dinheiro ou tecnologia para alcançar esse espetáculo, devem investir no carnaval de rua, com segurança, trios elétricos com a formação de blocos e não escolas de samba.
    A subvenção pública doada ao carnaval poderia ser usada para a profissionalização dos músicos das escolas atuais e cada uma se tornaria um bloco com seu próprio trio elétrico e os abadás vendidos pelos blocos bancaria a estrutura necessária numa avenida plana.
    Um bom exemplo a ser seguido por Araguari é o carnaval de Olinda (PE). Claro que dentro das suas proporções.
    Penso que o carnaval tem que ser brincado por todos e não por meia dúzia de pessoas que fazem as escolas de samba de Araguari, onde o que se vê não é nenhum espetáculo.
    Com respeito a tradição que é o carnaval, temos que nos conscientizar que a teimosia em manter um modelo que não funciona é jogar o dinheiro público enxurrada abaixo.
    Que a FAEC possa repensar e mudar esse paradigma.

    Alessandre Campos
    arquiteto e urbanista

    ResponderExcluir